Um grupo de vinte guardas municipais de Paulínia, com alguns de Americana, passou por treinamento de rapel, na manhã desta terça (25). Ministrado pelo instrutor Edilson Mariano Mendes, da Guarda Municipal de Americana (GAMA), o treinamento foi realizado no 15º andar de um prédio em construção no Jardim Calegaris, com 65 metros de altura.

O secretário de Segurança Pública, Cícero Luiz de Brito, assinala que o treinamento de rapel faz parte das ações de aperfeiçoamento da Guarda Municipal para dar suporte ao Corpo de Bombeiros, por exemplo, em ocorrências que venham a envolver algum tipo de escalada.

“Paulínia está passando por um grande processo de verticalização, principalmente nos últimos tempos, com a construção de muitos condomínios de prédios, onde já residem ou devem se mudar parte expressiva da nossa população. Portanto, temos que estar preparados para eventuais emergências nesses locais”, observa Cícero Brito.

“Aproveito ainda para agradecer o instrutor Mariano pelo emprenho e dedicação demonstrados nesse treinamento que, tenho certeza, será extremamente útil à atuação dos nossos guardas municipais”, assinala secretário que também destaca que esse é o primeiro treinamento do gênero realizado na cidade.

Aperfeiçoamento

Cícero Brito lembra ainda que a Secretaria de Segurança Pública vem desenvolvendo diversas ações de aperfeiçoamento para os guardas municipal. Ele enumera que recentemente foi realizado um treinamento envolvendo cerca de 200 guardas, ministrado por multiplicadores que estiveram na SWAT, polícia de elite dos Estados Unidos, especialista em táticas especiais, e repassam o conteúdo aos demais.

Ainda há pouco dias, um outro grupo de 15 guardas passou por treinamento para uso de drone, veículo aéreo não tripulado, também conhecido como aeronave remotamente pilotada. O equipamento, uma das tecnologias que mais tem chamado atenção ultimamente, se mostra muito útil para filmagens e monitoramento. O curso foi ministrado por instrutores da ABM – Associação Brasileira de Multirrotores: Lincoln Kadota (presidente da ABM), Anderson José Schiavo e Walter Rodrigues Vendas Filho. “São excelentes instrutores, aos quais aproveitamos para agradecer pela grande colaboração prestada à nossa Guarda Municipal”, ressalta o secretário.

Ainda nesta semana, continuam sendo realizados cursos de defesa pessoal e de APH – primeiros socorros, no Centro de Formação da Guarda Municipal, localizado no Poliesportivo dos Trabalhadores, na região do Monte Alegre.

O secretário assinala que a iniciativa de proporcionar o aperfeiçoamento e capacitação constantes da corporação faz parte do objetivo do prefeito Antonio Miguel Ferrari, o Loira, para garantir mais segurança e tranquilidade à população.