Parceria entre Prefeitura e entidade doa óculos para alunos da Escola Maestro

0

Após iniciativa do prefeito de Paulínia, Antonio Miguel Ferrari, o Loira, as secretarias municipais de Saúde e Educação firmaram parceria com uma entidade de Paulínia para oferecer consultas oftalmológicas aos estudantes da EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom e entregar óculos aos que precisam. As famílias não terão custo nenhum com os procedimentos, será tudo de graça.

Inicialmente os alunos que apresentarem alguma anormalidade no teste de acuidade visual passam por triagem. Em datas programadas para as consultas fazem os exames necessários e, se constatada a necessidade do uso de óculos, a parceria com a entidade entra em ação e realiza a confecção das peças e entrega às crianças. Se identificados casos mais graves, são encaminhados para as unidades de referência do SUS e hospitais universitários da região.

O programa começou há poucos dias e acontece durante o mês de junho. De acordo com o secretário de Educação, Wislaldo Souza, a iniciativa é importante para oferecer dignidade e qualidade de vida às crianças e adolescentes. “A ideia é recuperar a visão e autoestima dos alunos, porque depois de cada diagnóstico eles serão acompanhados, graças a essa parceria com o terceiro setor, mais ainda, esse projeto tem o objetivo de melhorar a vida escolar do estudante, que antes não conseguia reter aprendizado por não enxergar a lousa, por exemplo”, explica o secretário.

Para o prefeito Loira, essa ação é muito importante principalmente porque muitos pais não têm o hábito de levar os filhos ao oftalmologista de forma preventiva. “Muitas crianças nem sabem que precisam usar os óculos, os pais não percebem, e às vezes é a professora que identifica alguma dificuldade na sala de aula. Se a gente puder atender essas crianças e oferecer todo o atendimento até a entrega dos óculos é muito importante para qualidade de vida, melhora na vida escolar e na vida, como um todo”, reflete o prefeito.