A Secretaria de Segurança de Paulínia lançou nesta sexta-feira (22) o aplicativo “Protetor e Amigo Maria da Penha”. O objetivo é socorrer mulheres vítimas de violência doméstica e feminicídios. Desenvolvido pelo Guarda Civil Diogo Antônio Ferreira, o aplicativo poderá ser baixado nos celulares das mulheres que possuem medidas protetivas contra agressores. O sistema é semelhante a um “botão do pânico”, e totalmente gratuito.

O Secretário de Segurança Cícero Brito explicou que o sistema poderá ser baixado do site da Prefeitura de Paulínia, no www.paulinia.sp.gov.br. “Estamos preocupados com a integridade física das mulheres de nossa cidade”, disse. O prefeito Antonio Miguel Ferrari, o Loira, foi até a sede da guarda para conhecer o sistema. “Temos uma importante ferramenta de defesa das mulheres”, afirmou.

Tal ideia surgiu devido ao número crescente de vítimas de feminicídio na RMC (Região Metropolitana de Campinas). Em 2019, Paulínia registrou 66 ocorrências de violência doméstica no período de 1º de janeiro a 21 de fevereiro.

Cadastro

As vítimas interessadas deverão fazer um cadastro junto à Guarda Civil. Uma chave será gerada para acessar o aplicativo, que será disponibilizado através da página da prefeitura. A chave poderá ser utilizada em um único aparelho celular. A foto da vítima e agressor poderão ser cadastradas. Além disso, a viatura irá até o local em que a vítima estiver, já que o aplicativo vai utilizar o GPS do celular da mulher em situação de risco.

A vítima, em dois cliques, conseguirá acionar o Controle da Guarda Civil. Imediatamente, soará um alarme, aparecendo na tela os dados do cadastro da mulher, como nome e endereço, para assim ser enviado o devido socorro. A guarda também criou uma sala específica, na sede da corporação, para atender mulheres em situação de violência. As atendentes também serão mulheres.

Um dos critérios para o cadastro é que a vítima tenha uma medida protetiva. A medida protetiva, para quem desconhece, somente é expedida pelo Poder Judiciário, após registro da agressão em uma Delegacia de Polícia, e a devida representação contra o agressor.

O aplicativo “Botão do Pânico” foi apresentado ao MP (Ministério Público), que expressou apoio ao recurso. Para maiores informações ligue para (19) 3844-8924, 3874-3874-5618 ou 3874-5619.