A instalação de um radar móvel em Sumaré causou polêmica entre moradores e levou o vice-prefeito Henrique Stein Sciascio, o Henrique do Paraíso (PRB), a quebrar o equipamento com um chute na manhã de ontem. O ato de vandalismo foi gravado pelo próprio vice-prefeito em vídeo ao vivo transmitido em sua página no Facebook. O político visitou a Avenida Fuad Assef Maluf, onde o radar estava sendo instalado, quando se aproximou do equipamento e o chutou.

“Na minha cidade não! Que venham retirar este radar no meu gabinete agora. Estou a pedido do prefeito (Luiz Dalben, do PPS) ordenando que tirem todas essas porcarias da cidade”, bradou, em frente a funcionários da empresa contratada para instalação do radar. “A gente tem que fazer uma fiscalização justa, digna e com moralidade, não fazer isso aqui”, emendou. Uma publicação no Diário Oficial da última terça-feira detalhava a instalação de radares estáticos em 23 pontos de Sumaré, sendo dois na Avenida Fuad Assef Maluf – um deles com instalação justamente entre as 7h e 10h de ontem, mesmo horário da gravação do vídeo.

No entanto, há diferenças entre radares estáticos e radares móveis, o que deixou motoristas revoltados. A Prefeitura de Sumaré se pronunciou apenas por meio de uma nota genérica e não deixou claro se havia autorização para a empresa contratada por meio de licitação instlar radares móveis ou não. “Toda a documentação referente ao contrato dos radares está em outra secretaria, fora do Paço Municipal. Em razão do horário, o expediente encontra-se encerrado”, publicou a Administração no final da tarde de ontem.

Com relação ao ato de vandalismo do vice-prefeito, a Prefeitura esclareceu que “o prefeito não teve oportunidade de assistir o mencionado vídeo até o momento, em razão de estar cumprindo agenda de compromissos em seu gabinete, e o vice-prefeito é responsável pelos seus atos”. A reportagem não conseguiu contato com o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Rural, José Marin, nem com a empresa contratada para instalação dos equipamentos.