O porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, informou nesta terça-feira (19) que o governo brasileiro mobilizou uma força-tarefa de ministérios para enviar a partir de sábado (23) ajuda humanitária, por meio de alimentos e medicamentos, “ao povo da Venezuela”.

Conforme o porta-voz, que leu uma nota durante declaração à imprensa no Palácio do Planalto, os alimentos e medicamentos serão levados até as cidades de Boa Vista e Pacaraima, ambas em Roraima, e buscados por caminhões venezuelanos, conduzidos por cidadãos do país vizinho.

Os próprios venezuelanos terão de cruzar a fronteira com os produtos. A operação é feita em cooperação com os Estados Unidos e atende a pedido do autodeclarado presidente do país, Juan Guaidó, um dos principais opositores do presidente Nicolás Maduro.

“A ajuda, que inclui alimentos e medicamentos, será disponibilizada em território brasileiro, em Boa Vista e Pacaraima, Estado de Roraima, para recolhimento pelo governo do Presidente Encarregado Juan Guaidó, por caminhões venezuelanos conduzidos por venezuelanos”, disse o porta-voz.

O envio de ajuda humanitária foi discutida em uma reunião, na manhã desta terça, entre Bolsonaro e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP); e do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.

Também participaram do encontro no Planalto os ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Ernesto Araujo (Relações Exteriores), Augusto Heleno (GSI), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Santos Cruz (Secretaria de Governo).

A Venezuela enfrenta nos últimos anos uma crise política, econômica e social, que resultou no êxodo de pessoas, que fogem do país, em especial, pelas fronteiras com Brasil e Colômbia.

O país também registra protestos favoráveis e contrários ao governo Maduro. Parte da comunidade internacional não reconhece o novo mandato presidencial de Maduro – o Brasil está entre os país que considera Guaidó o presidente interino do país.

Segundo o porta-voz, participam da força-tarefa do governo federal, entre outros, os seguintes ministérios:

Casa Civil
Defesa
Agricultura
Cidadania
Saúde
Gabinete de Segurança Institucional
Nota
Confira a íntegra da nota lida pelo porta-voz da Presidência:

Nota à imprensa

O governo brasileiro está mobilizando uma força-tarefa interministerial para definir a logística da prestação de ajuda humanitária ao povo da Venezuela a partir do dia 23 de fevereiro, atendendo ao apelo do Presidente encarregado Juan Guaidó.

A operação, em cooperação com o governo dos Estados Unidos, está sendo organizada com base no artigo 11 da Lei 13.684/2018 e coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores através da Agência Brasileira de Cooperação, conforme as atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 30 do Anexo I do Decreto 9.683/2019. Participam da força-tarefa a Casa Civil da Presidência da República, os Ministérios da Defesa, da Agricultura, da Cidadania, da Saúde e do Gabinete de Segurança Institucional, entre outros.

“A ajuda, que inclui alimentos e medicamentos, será disponibilizada em território brasileiro, em Boa Vista e Pacaraima, Estado de Roraima, para recolhimento pelo governo do Presidente Encarregado Juan Guaidó, por caminhões venezuelanos conduzidos por venezuelanos.”

O Brasil se junta assim a esta importante iniciativa internacional de apoio ao governo de Guaidó e ao povo venezuelano.

Assessoria de Comunicação do MRE