Eleitores de 16 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) devem fazer o cadastro obrigatório da biometria em 2019. A relação de municípios inclui Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse e Valinhos. O processo teve início ontem, e prossegue até 19 de dezembro. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), quem descumprir o prazo terá o título cancelado.

O TRE-SP informou, em nota, que o ciclo da biometria obrigatória 2019/2020 abrange 478 cidades do Estado. “Nos outros municípios paulistas, inclusive na cidade de São Paulo, o eleitor deve se adiantar e já fazer a sua biometria antes que se torne obrigatória. O cadastramento biométrico está disponível em todos os municípios do Estado de São Paulo e em breve tornará obrigatório em todos”, diz o texto. Para realizar o procedimento, o cidadão precisa fazer um agendamento prévio pela internet, nos cartórios eleitorais, ou no site do Poupatempo para as unidades que tenham esse serviço disponível.

É necessário apresentar um comprovante de residência, um documento de identificação original, comprovante de quitação do serviço militar, título de eleitor e comprovante de votação, se tiver. O TRE informou que não será aceita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o primeiro título por não conter naturalidade. Além de permitir a participação do cidadão nas eleições, estar com o título válido é pré-requisito para obter o passaporte, se inscrever em concursos públicos, pedir empréstimo em banco público ou renovar/fazer matrícula em instituições públicas de ensino.

Dentre as 20 cidades da RMC, apenas Vinhedo tem todos os seus eleitores com biometria cadastrada, segundo o TRE-SP. Segundo o chefe do cartório eleitoral da zona 380 de Campinas, Cleano Cavalcante Lócio, aproximadamente 36% do eleitorado da cidade já fez o cadastramento.