Uma forte chuva provocou alagamentos em diversas vias, quedas de árvores, arrastou carros e deixou um morto no final da tarde desta quinta-feira (24) em Campinas. A vítima era um motociclista de 41 anos que transitava pela Avenida Princesa d’Oeste, no Jardim Proença. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele foi arrastado pela enxurrada e morreu afogado próximo a uma padaria. Bombeiros até tentaram reanimar a vítima com procedimentos de massagens cardíacas por cerca de 20 minutos, mas ele teve sua morte confirmada por volta das 17h40.

Morador do bairro, o estudante Daniel Faria, de 24 anos, conta que até tentou ajudar no resgate da vítima, mas já era tarde demais. “Eu estava no meu prédio quando vi um morador de rua retirando um corpo da enxurrada. Quando a água abaixou um pouco, fui tentar ajudar os bombeiros. Na hora que cheguei mais perto, a enxurrada ainda estava forte, mas infelizmente vi que ele já não estava mais com vida”, lamenta.

Na mesma avenida, vários veículos foram arrastados até as proximidades do estádio Brinco de Ouro, do Guarani. As enchentes na Princesa d’Oeste são problema corriqueiro. Em 2011, o ex-prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, anunciou uma série de obras na Princesa d’Oeste com a promessa de acabar com as enchentes. Pelo menos, R$ 24 milhões foram investidos na macrodrenagem de córregos em obras que já tinham sido concluídas no local entre os anos 2006 e 2008, mas pouco adiantou. Atualmente, a Prefeitura de Campinas vem realizando obras de levantamento no canteiro central entre o estádio do Guarani e o acesso ao bairro Swift para evitar que as enxurradas causem a queda de árvores.

Além da Avenida Princesa d’Oeste, também foram registrados alagamentos na Avenida Anchieta, Orosimbo Maia, além de ruas da região central e de Barão Geraldo. Houve alagamento de imóveis na Rua Pedro Álvares Cabral, no Bosque; Rua Pedreira, no Jardim Novo Campos Elíseos; Rua Júlio Frank Arruda, no Botafogo; Rua Júlio Soares Mota, no Jardim Santa Amália; e Rua Nova Iorque, no Parque São Quirino.

De acordo com a Defesa Civil, as chuvas desta quinta-feira ultrapassaram a marca 61 milímetros. O vento atingiu 73,2 km/h, às 17h20, segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura). Houve quedas de árvores nas seguintes vias públicas: Rua São Pedro, no Cambuí; Rua Itatiba, Novo Campos Elíseos; Rua Teodoro Langard, Bonfim; Avenida Andrade Neves; Rua João Bueno Black, Parque São Jorge; Rua Alberto Sarmento, no Bonfim; Barão de Jaguara, no Centro; Rua Engenheiro Artur Canguçu; Rua Germânia. Uma árvore ainda caiu sobre um veículo, na Rua Joaquim Azevedo Marques.