Pelo segundo dia, o site para a inscrição de profissionais interessados em fazer parte do programa Mais Médicos ficou fora do ar na manhã desta quinta-feira (22). A instabilidade foi constatada nos endereços http://maismedicos.saude.gov.br/new/web/app.php/inscricao e http://maismedicos.saude.gov.br/

Apesar disso, o Ministério da Saúde informou que 6.394 médicos já se inscreveram. Destes, 2.209 conseguiram concluir a inscrição e escolher a cidade de atuação. Outros 2.812 não concluíram a inscrição e têm até as 23h59 de domingo (25) para finalizar o cadastro.

O chamado do governo federal abre 8.517 vagas em quase 3 mil municípios e 34 distritos indígenas. O salário é de R$ 11,8 mil. Podem se candidatar os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país.

Acessos simultâneos
Na quarta (21), primeiro dia de abertura para cadastramento no programa, o site também ficou fora do ar e o Ministério da Saúde atribuiu a falha ao alto número de acessos.

Depois, disse que os acessos simultâneos tinham característica de ataques cibernéticos e que o governo federal tentava isolar as ações que comprometiam o sistema.

A pasta informou que “recebeu mais de 1 milhão de acessos simultâneos no momento da abertura do sistema”, o que é “mais que o dobro do número de médicos em atuação no país.”

De acordo com o Ministério da Saúde, o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde está trabalhando para resolver o caso e os interessados em se cadastrar devem manter a tentativa de acesso.

Novas vagas após saída de cubanos
As novas vagas foram anunciadas em um edital lançado sete dias após Cuba anunciar que deixará o convênio após declarações “ameaçadoras” de Bolsonaro.

Em agosto, ainda em campanha, Bolsonaro declarou que ele “expulsaria” os médicos cubanos do Brasil com base no exame de revalidação de diploma de médicos formados no exterior, o Revalida. A promessa também estava em seu plano de governo.

Em novembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) validou o Mais Médicos e autorizou a dispensa da validação de diploma de estrangeiros ao julgar ações que questionavam pontos do programa federal, como acordo que paga salários mais baixos para médicos cubanos.

A atuação dos médicos cubanos no Brasil gera polêmica desde a criação do programa, que contrata profissionais de várias nacionalidades, e não apenas cubanos.

Mais Médicos

Foi criado em julho de 2013 para ampliar o atendimento médico principalmente em regiões mais carentes.
Em agosto de 2013, fechado acordo com a Opas para participação de médicos cubanos.
Participação de brasileiros formados no Brasil aumentou 38% entre 2016 e 2017, de acordo com o Ministério da Saúde.
Programa tem 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).
Atende cerca de 63 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde.
Participação de cubanos no programa tinha sido renovada no início deste ano por mais cinco anos.
Levantamento do governo divulgado em 2016 apontou que o programa é responsável por 48% das equipes de Atenção Básica em municípios com até 10 mil habitantes.
Em 1.100 municípios atendido pelo programa, o Mais Médicos representava 100% da cobertura de Atenção Básica, de acordo com dados divulgados em 2016.