Uma semana para entrar na história do judô paulinense e da Academia Mercival. Foram conquistadas três medalhas de ouro, uma prata e um bronze, em disputas simultâneas em Santa Catarina, nos dias 16 e 17 de novembro, e no Equador, de 15 a 18 de novembro. Nas duas competições os atletas paulinenses contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Paulínia, através da Secretaria de Esportes.

Em tatame brasileiro, disputando o 16º Meeting Interestadual Interclubes, os destaques foram os judocas Emanuelle Zorbetto Camilo, João Pedro Moura e Evellyn Vitória da Chagas Pereira. Todos brilharam no lugar mais alto do pódio e trouxeram a medalha de ouro para Paulínia.

Emanuelle na categoria Sub 11 – 55 kg, João Pedro na categoria Sub 13 – 42 kg e Evellyn na categoria Sub Sub 13 + 60 kg. O judoca André Pinheiro Nogueira, na categoria Sub 11 – 36 kg, também teve uma boa atuação e garantiu o 7º lugar. Com esses resultados, a Academia Mercival/Paulínia terminou em 3º na classificação geral.

Na disputa internacional, em Guaiaquil, no Equador, quem brilhou foi a conhecida judoca Naomi, que por exigência da regra da competição, lutou com o nome de Gabriela Silva. Primeiro em disputa do Pan-Americano com adversárias do Equador, Colômbia, Estados Unidos e Argentina, a jovem paulinense não se intimidou e conseguiu passar pela fase classificatória em segundo lugar. Na disputa do bronze, na madrugada de sábado, 17 de novembro, garantiu a posição de terceira melhor das Américas.

Pelo Sul-Americano, disputado simultaneamente, Naomi voltou ao tatame no domingo, 18 de novembro, e venceu a revanche com a adversária que a tirou da final do Pan. Exausta pelas lutas consecutivas, a paulinense acabou derrotada na final que acabou com disputa de 3 minutos de prorrogação e garantiu a medalha de prata.

Formação 100% paulinense

Com a medalha de bronze e a posição de terceira melhor das Américas, Naomi obteve um feito inédito. É a primeira judoca entre o masculino e o feminino com base 100% de Paulínia a conquistar esse título. Em outras oportunidades, Leandro Cunha e Hemerson Redaelli conquistaram títulos internacionais pela equipe Mercival, mas Hemerson era de Cosmópolis e Cunha de São Jose dos Campos.

Enquanto os judocas se esforçavam nos tatames, o Mestre Sensei Mercival Breda Daminelli, mesmo em Paulínia, teve sua participação acompanhando ao vivo via internet a atuação dos seus atletas, passando instruções para os faixas pretas no Equador por meio da Sensei Monica Satiko Tahara, mãe da Naomi. Já em Santa Catarina, o Sensei Bruno Nogueira, pai do André, é quem recebia as instruções.