Um projeto desenvolvido na biblioteca da Escola Municipal Nelson Alves Aranha Neto no ano passado ganhou destaque novamente neste ano de 2018 devido a sua importância e sucesso entre os alunos. Trata-se do “Projeto Semente da Verdade” pautado em conceitos éticos e morais, que foi foi criado e aplicado pelas professoras Cleonice Aparecida Ribeiro, Érika Marques e Cláudia Scabello e realizado entre os meses de agosto e setembro.

Conforme contam as docentes, as principais lições que o projeto ensina aos alunos é que para toda ação existe uma reação e suas consequências. Que falar a verdade é sempre melhor do que mentir e que devemos tratar todas as pessoas da mesma forma que gostaríamos de ser tratados. “No ano de 2017 trabalhamos sobre esses valores. E neste ano pensamos que seria importante reforçar o assunto, uma vez que os valores éticos e morais permeiam toda a nossa existência”, comentaram as professoras.

O trabalho é desenvolvido com a exibição do vídeo A Semente da Verdade, formulado pela Fundação Educar Dphascoal. Depois segue com a apresentação do livro com a mesma história e finaliza com um debate sobre os assuntos: honestidade, ética, respeito, entre outros.

As atividades propostas são divididas por períodos: Do 1º ao 3º ano, pintura e dobradura da semente de Girassol, além de uma conversa informal sobre a utilidade do girassol na nossa vida (óleo de cozinha, creme medicinal, semente torrada para comer). Do 4º ao 5º ano, as professoras apresentam uma réplica da obra Os Girassóis de Van Gogh, para releitura através de pintura, recorte e colagem. Pedem uma pesquisa sobre a vida do artista Van Gogh, confecção de caça-palavras, utilizando as palavras valores, sentimento e atitudes de pessoas honestas e íntegras. Também é montada uma peça de teatro, com alunos dos quintos anos sobre a história. A peça será apresenta para todos os alunos no final do ano.

A Escola Municipal Nelson Alves Aranha Neto atende alunos do Ensino Fundamental I e II, de idades de 7 a 12 anos.