A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciara neste sábado, dia 4 de Agosto, das 8h às 17h, a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, que irá imunizar crianças na faixa etária de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias (vacinação indiscriminada, não sendo vacinada apenas crianças com contraindicações específicas).

As vacinas serão disponibilizadas em todas as unidades básicas de saúde do município (exceto UBS João Aranha). Para receber a dose, basta apresentar a carteirinha de vacinação ou documento de identificação.

A campanha irá prosseguir até o dia 31 de Agosto, com dois dias “D” de mobilização, agendados para os sábados 4 e 18 de agosto. A campanha, que é nacional, tem o objetivo de imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada cobertura vacinal e redução dos riscos de reintrodução destas enfermidades no país.

De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus da poliomielite, uma doença infectocontagiosa grave que pode provocar danos irreversíveis, foi erradicado no Brasil na década de 1990. Quanto ao sarampo, em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, mas atualmente, o país enfrenta dois surtos da doença nos estados de Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.

Serviço:

Dia D – Vacinação contra sarampo e pólio

Dia: 4 de Agosto – Horário: Das 8h às 17h

Relação das UBS:

UBS São José – Endereço: Av. Pedro Antônio Bordignon

UBS Monte Alegre – Endereço: Av. Antônio Baptista Piva, 1.220 – Monte Alegre II.

UBS Centro – Endereço: Rua Presidente Costa e Silva, 444 Nova Paulínia

UBS Planalto – Endereço: Av. João Aranha, 1.598 – Jd. Planalto

UBS Amélia – Endereço: Rua 1, nº 550 – Jd. Amélia

UBS Betel – Endereço: Rua Alexandre Cazelatto, 310 – Betel

UBS Cooperlotes – Endereço: Av. Antônio Baptista Piva, 3.123 – Pq. Bom Retiro