Com o objetivo de um controle efetivo de roedores, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Zoonoses, antecipou a desratização das escolas que estava programada para ocorrer nas férias escolares, no mês de julho, e criou um cronograma para atender todos os prédios da Rede Municipal de Ensino. Agora o controle se repetirá com intervalos regulares, sob a supervisão e coordenação da Unidade de Vigilância em Zoonoses, conforme cronograma abaixo. Todos os produtos utilizados nos serviços são certificados pelo Ministério da Saúde e ANVISA.

Os locais onde serão aplicados o veneno são os pontos de vistorias (esgotos), encanamentos de água pluviais, forros e outros locais que os gestores responsáveis pela empresa contratada para o serviço vise a necessidade e também a segurança.

De acordo com a Vigilância em Zoonoses não há riscos de contaminação para as crianças ou funcionários, caso não haja contato com mucosas ou ingestão do produto. As iscas de veneno são colocadas em locais tampados e no fundo das caixas de esgotos ou de chuva, sem acesso fácil para as crianças.

Ratos são vetores de doenças, podem transmitir cerca de 30 moléstias. Entre a mais comum, está a leptospirose que é causada pela bactéria leptospira,

Confira o cronograma clicando no aqui