O Conselho Municipal do Idoso de Paulínia realizou na segunda-feira, dia 16 de abril, sua 4ª Reunião Ordinária neste ano de 2018. O encontro foi realizado na Casa dos Conselhos, situada no Complexo Rodoshopping.

Durante a reunião, foi debatido na pauta do dia os seguintes itens: leitura e aprovação da ata da reunião anterior, devolutiva da reunião extraordinária, informações gerais sobre as eleições do conselho.

O encontro foi conduzido pelo presidente do Conselho do Idoso, Jorcival Fernandes, e contou com a presença de seus membros conselheiros.

Por solicitação do Conselho, participaram da reunião Daniel Menezes Mattar, Chefe de Gabinete do Secretário Municipal de Saúde, o secretario de Saúde, Yanko Gonçalves Mello, e Michele Santos, diretora do departamento de Geriatria de Paulínia.

Na oportunidade, Daniel esclareceu sobre todas as questões apresentadas pelos conselheiros a respeito do Centro de Geriatria, e acolheu as sugestões, propostas e reclamações a respeito da Saúde no município.

Centro de Geriatria – A Secretaria de Saúde tem ampliado os serviços de atendimentos no Centro de Geriatria, popularmente conhecido como Lar dos Velhinhos, propiciando mais benefícios à saúde dos idosos. Uma das novidades é o atendimento odontológico, que passa a contar com uma sala estruturada com os equipamentos modernos para o departamento de Saúde Bucal. Um dentista passa a atender os idosos que residem na unidade, os que passam o dia no local e em breve também irá atender de forma ambulatorial os munícipes idosos acima de 60 anos.

Outras novidades no atendimento aos idosos são os procedimentos de fisioterapia e psiquiátrico especializado em psiquiatria. Também foi melhorada a estrutura de atendimento na Creche do Idoso que, a partir de agora, passa a contar com a presença de um médico e de uma enfermeira.

Nas atividades para os idosos foi implantado o trabalho da ‘bichoterapia’, procedimento cientificamente comprovado que os animais de estimação despertam no ser humano atitudes orgânicas e psíquicas bastante positivas. Estudos recentes comprovam que as pessoas doentes reagem mais rapidamente à terapêutica clínica quando recebem a visita de algum animal.