O Dia Mundial da Voz será comemorado nesta segunda-feira, dia 16 de abril, e a data tem como principal objetivo chamar a atenção da população em geral para os cuidados de preservação da voz, ficando alerta às alterações da voz, que podem ser um sinal de doenças.

Profissionais que utilizam a sua voz diariamente (jornalistas, cantores, atores, e etc) podem estar mais atentos aos cuidados básicos com a saúde voca. O restante da população, no entanto, negligencia ou desconhece a dimensão dos efeitos negativos que os excessos com a voz podem causar para a sua qualidade de vida.

A fonoaudióloga Rosângela G. Murad Leite de Barros, que trabalha no Centro de Reabilitação de Paulínia (CETREIM) na área de Distúrbios da Audição, destaca que neste ano o tema da campanha nacional ao Dia Mundial da Voz é “Minha Voz, Minha Identidade”, e cita diversos cuidados que a população deve ficar atenta em relação à voz.

“Se sua voz ficou diferente como rouca, fraca, cansada e essa alteração durou mais de 15 dias, consulte um especialista otorrino ou fonoaudiólogo. Hoje as pessoas devem ficar atentas aos problemas se tiverem qualquer dificuldade vocal, rouquidão, cansaço ao falar, voz fina ou grossa demais”.

Para os cuidados com a voz a fonoaudióloga orienta beber muita água sem gelo, utilizar maça para ajudar a melhorar a articulação e voz, ter cuidado com a mudança de temperatura, e ficar atento como usar a voz sem agredir as estruturas vocais. “Muitos casos de rouquidão estão relacionadas a alergias respiratórias. A voz é a expressão de uma personalidade, cuide dela, cuide de sua saúde”.

Confira as dicas de Cuidados com a voz:

Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas

Beber bastante água e praticar exercícios físicos

Não gritar em excesso nem em tom agudo

Falar pausadamente

Não fumar nem abusar de bebidas gasosas

Dormir bem

Comer maça faz muito bem para a “limpeza” das cordas vocais

Sintomas de doenças da voz

Entre os principais sinais de alerta de prováveis problemas vocais:

Alterações na voz;

Tosse frequente;

Alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz;

Pigarreia ou rouquidão com frequência.