Esboço de como ficaria o viaduto

Nesta semana, a Divisão de Engenharia de Tráfego da Secretaria de Transporte-SMTRANS deu início a mais uma operação para melhorar a fluidez do trânsito na Avenida José Paulino. A operação acontece no trecho mais crítico, compreendido a partir do cruzamento com a Rua José Seixas de Queiroz até a rotatória do Fontanário, que dá acesso tanto à Avenida Paulista (região do João Aranha) como ao prolongamento da própria Avenida José Paulino (acesso ao Distrito Industrial e à rodovia SP-332).

O trânsito no referido trecho fica muito congestionado com o movimento nos horários de pico, principalmente no começo da manhã e no final da tarde, com a ida e retorno dos veículos tanto no sentido João Aranha – Centro e direção contrária, como também no sentido Centro – bairros, que dá acesso ao Distrito Industrial e entorno da área da Replan.

Para solucionar o problema definitivamente, o vereador Manoel “Filhos da Fruta” propôs, no início do ano, a realização de estudos ao setor competente da Prefeitura para a viabilização de um projeto para a construção de um viaduto de a partir do prolongamento da Avenida José Paulino (PLN 339) sobre a rotatória do Fontanário, ligando diretamente a via à Avenida Paulista, que dá acesso à Av. Fausto Pietrobom e daí à região do João Aranha.

Congestionamento: caos diário

Justificando a proposta, o vereador destaca: “Com o crescimento populacional, em razão de inúmeros lançamentos de loteamentos residenciais na região do João Aranha, confirma-se caos diariamente, provocado pelos congestionamentos nos períodos matutinos e finais de tarde, ocorrendo constantes transtornos aos cidadãos que dependem das vias de acesso aos bairros e de centro aos bairros daquela região, ocasionando aos moradores muito transtorno e perda de tempo no transito, para movimentar-se aproximadamente sete quilômetros de perímetro local.”

“Nesse sentido, a propositura tem como escopo o descongestionamento do trânsito na Avenida José Paulino e Avenida Fausto Pietrobom, melhorando significativamente a fluidez no local e proporcionando aos cidadãos qualidade de vida”, ressalta.

“Entendemos que o projeto requer uma análise mais refinada dos técnicos, o que motiva a indicação da construção do viaduto como faixa de rolamento elevada no sentido à Região do João Aranha. Salientando-se, ainda, que com a construção do elevado o fluxo de veículos no sentido centro à Região do João Aranha fluirá livremente, uma vez que não haverá parada obrigatória dos veículos na rotatória do Fontanário. Isso permitirá que todo o movimento de veículos proveniente da Rodovia Zeferino Vaz fluirá com acesso livre e, da mesma forma, o trânsito vindo da Região do João Aranha, para também acessar a PLN 339 – Rio Atibaia livremente, sem ocasionar congestionamento na entrada do centro e na direção contrária”, explica Manoel “Filhos da Fruta”.

“Ainda como sugestão e, dependendo dos estudos técnicos para viabilizar a construção do viaduto, minha sugestão é que o dispositivo tenha início à aproximadamente 150 metros após a ponte do Rio Atibaia e que se finalize na Avenida Paulista, próximo à Universidade FACP”, propõe o vereador.

Ponte nova no Atibaia

Manoel “Filhos da Fruta” também lembra da necessidade da construção da nova ponte sobre o Rio Atibaia. “Sabemos das reinvindicações dos moradores pela construção da nova ponte sobre o rio Atibaia, que irá beneficiar cerca de 50 mil pessoas. É notória a necessidade da construção da referida ponte, que deve ter pista dupla com o objetivo de interligar as avenidas João Aranha à dos Trabalhadores, no bairro Jd. Monte Alegre.

Contudo, estamos assistindo o Município passar por várias administrações diferentes e o projeto não sair do papel – ora alegam dificuldades dificuldade financeiras, ora reclamam da burocracia para se conseguir as licenças, que autorizam o projeto e construção da ponte”.