A Secretaria de Recursos Humanos de Paulínia, por meio da Prefeitura Municipal, realizou nesta terça-feira, 20 de fevereiro, a solenidade oficial de abertura do curso de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais que será realizado para os servidores municipais. Realizado no auditório Carlos Tontolli, no Paço Municipal, o evento contou com a presença do Secretário de Recursos Humanos, Pedro José Gonçalves, do Secretario de Planejamento Urbano e Controle Urbano, Vlamilson Vieira, da vereadora Fábia Ramalho, servidores municipais, instrutores de Libras, demais autoridades do município, e do Coral de Libras Arão Bibi de Paulínia, que interpretou duas músicas em linguagem de sinais.

O Secretario de Recursos Humanos, Pedro José Gonçalves, destacou aos presentes a importância da capacitação e agradeceu o prefeito Dixon Carvalho pelo apoio para a realização do curso de Libras. “O objetivo do curso de LIBRAS é formar os servidores para o atendimento ao público efetivando o direito e qualidade no serviço prestado e proporcionando a inclusão irrestrita do cidadão ao aparelhamento público”.

Com duração de 6 meses, o objetivo do curso de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais é capacitar os servidores públicos, favorecendo a acessibilidade e fomentando a humanização do atendimento à pessoa surda. Ele será ministrado pela primeira vez e os servidores serão divididos em seis grupos com 15 alunos por sala. As aulas serão: Turma 1 – Quarta-feira: 8h às 10h, Turma 2 – Quarta-feira: 10h às 12h, Turma 3 – Quarta-feira – 13h às 15h, Turma 4 – Quarta-feira – 15h às 17h, Turma 5 – Sexta-feira – 8h às 10h e Turma 6 – Sexta-feira – 10h às 12h. Porém o curso será oferecido ao longo do tempo para 400 outros servidores, já inscritos para novas turmas.

As aulas serão acompanhadas pelos instrutores de LIBRAS, com metodologia participativa, com exposições teóricas, trabalhos de grupo e/ou individual, debates e dinâmicas. Além dos alunos desenvolver e atualizar as abordagens, fornecendo subsídios teóricos e práticos da LIBRAS, tradução e interpretação, e inclusão social.