Iniciando o planejamento do ano de 2018, a Defesa Civil de Paulínia, bombeiros, empresas, e membros do Plano de Auxilio Mutuo (PAM) – Região de Paulínia, se reuniram nesta terça-feira, 20 de fevereiro, para a primeira reunião do ano, o encontro foi realizado no Auditório Carlos Tontolli, no Paço Municipal.

Durante a reunião foi apresentado à nova comissão responsável pelo PAM para o biênio 2018/2019, além da definição de diversos simulados nas empresas de Paulínia e região, durante o ano.

O PAM é formado pela Defesa Civil de Paulínia, bombeiros e grandes empresas, como ABL, Akzo Nobel, Braskem, Bann Química, Cond. Atlanta, Exxonmobil, Galvani, Globe Quim, Invista, Inter. Paper, Orion, Poll de Paulínia Ipiranga, Kraton, Replan, Rhodia, Ruff, Solenis, Supergasbras, Tagma, Transo, Ultragaz, White Martins, Nacional Gás, Term. Coper Etanol, Air Liquide, Syngenta e VLI-Logística, para atuar conjuntamente em ações emergenciais, como acidentes químicos, explosões e incêndios.

De acordo com Luís Mesquita da empresa Globe Química de Cosmópolis, responsável pela Comissão do PAM, o encontro foi muito importante. “Foi nossa primeira reunião, das seis anuais que iremos realizar, e tivemos a oportunidade de apresentar o trabalho que estamos desenvolvendo”.

Para Thiago Fontes de Almeida, da empresa Braskem e sub da comissão de auxilio de risco, o encontro é muito importante para a montagem do planejamento anual. “Hoje debatemos as execuções das ações relevantes do ano, e já temos alguns simulados agendados, que tem o objetivo de criar a sinergia entre as empresas e avaliar o tempo respostas, os recursos disponíveis do PAM e apoio dos órgãos públicos”.

O secretario da Defesa Civil, José Carlos Almeida avaliou de forma positiva a primeira reunião do PAM. “É muito importante às reuniões do PAM, e o trabalho constante de prevenção de vigilância e aprimoramento nos trabalhos realizados pelas empresas nas questões de segurança, principalmente ao combate a incêndio e outros acidentes que podem ocorrer”.

PAM – O Plano de Auxilio Mutuo (PAM) é uma instituição sem fins lucrativos, que visa prestar auxílio mútuo entre as empresas, municípios, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, através de suprimentos e manutenções diversas, bem como apoiar nas atividades do Corpo de Bombeiro em caso de sinistros.

Em retribuição a este auxílio mútuo, o Corpo de Bombeiros disponibiliza pessoas treinadas para ministrar cursos de Brigada de Incêndio, vistorias técnicas em caráter de orientação e outros serviços para os integrantes do PAM.

É considerado uma empresa tendo estatuto próprio registrado em cartório, inscrição de CNPJ, conta em banco e uma diretoria administrativa que auxiliam como voluntários composta por: 1 diretor-presidente, 1 diretor operacional, 1 diretor secretário e 1 diretor financeiro, que juntos administram as finanças e as atividades diversas.